A previsão de acabar este calorão atípico em pleno outono era esta semana, porém a quarta onda de calor do ano deve durar até, pelo menos, o dia 10 deste mês.
As temperaturas ficaram acima dos 30°C em quase todas as capitais brasileiras no último fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Os termômetros registraram marcas acima da média principalmente no interior de São Paulo, interior de Minas Gerais e em todo o Centro-Oeste. Devido a essas altas temperaturas, o Espírito Santo (maior produtor nacional de café canilon) enfrenta grandes desafios.
O clima adverso não apenas reduz a quantidade de café colhido, mas também pode afetar a qualidade dos grãos. É necessário monitorar de perto o andamento da safra nos próximos meses.
IMPACTO DAS CHUVAS NO SUL DO PAÍS
Já o extremo sul de Santa Catarina e o estado do Rio Grande do Sul, estão enfrentando volumes de chuva muito acima do esperado para o período.
Algumas das principais cidades do Rio Grande do Sul registraram em apenas dez dias o triplo das chuvas esperadas para um mês inteiro.
Estima-se que o excesso das chuvas já causou R$ 423,8 milhões de prejuízo para a agricultura, segundo a CNM (Confederação Nacional dos Municípios).
Fontes: BBC, G1, GiroMarilia, UOL.
Saiba mais Quem Somos, Início