Fazenda
Início » Fazenda
Essa é a linha do tempo da Fazenda Tabatinga. Desde o primeiro momento, trabalhamos com o compromisso de ofertar produtos de alto padrão de qualidade com excelência e sustentabilidade. Veja abaixo toda a nossa história.
1929
Há quase cem anos atrás, começamos nossa história com o café. Foi quando Getúlio Vargas pagou para que os cafeicultores erradicassem suas lavouras. O patriarca da família, vendo ali uma oportunidade, começou a plantar. E assim seguimos até os dias de hoje.
2000
Firmamos nosso primeiro contrato de arrendamento de terras para plantio de café. A partir daí, foram mais 5 áreas arrendadas para café, gado e milho.
2001
Surge a Fazenda Tabatinga. Foi quando a atual administração recebeu as terras e passou a plantar quantidades maiores, utilizando tecnologias mais modernas. Começamos a fazer nossas próprias mudas, o que gerou um enorme ganho de qualidade.
2003
Confirmando a vocação inicial de empresa familiar, neste ano arrendamos as Fazenda Santa Helena e Jacarezinho, o que seria mais tarde (2014) recebido por herança. Começamos a investir em pecuária de corte.
2005
Sempre focados na qualidade de nossos produtos, passamos a investir em genética de ponta, e começamos a produzir animais Nelore puros de origem, 100% gerados através de inseminação artificial, e certificados pela ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). Lançamos a marca Nelore Tabatinga, que com muito esforço e dedicação se tornou referência de qualidade na região.
2007
Na Fazenda Jacarezinho, visando o mercado de carnes especiais, começamos a produção de animais meio sangue angus, também gerados através de inseminação artificial.
2013
Conquistamos nossa primeira certificação (UTZ Certified), que foi um marco na nossa administração, principalmente nas relações trabalhistas, de segurança e ambientais. Hoje somos certificados 4C (Grupo Tristão), LDC (Louis Dreyfus Company), e C.A.F.E. Practices (Atlântica).
2017
Começamos um novo ciclo de plantios e renovação de áreas, iniciamos nesta etapa a utilização de variedades e espaçamentos mais modernos, possibilitando uma otimização de nossas áreas, e em consequência vimos nossa produtividade aumentar exponencialmente.
2018
Mais uma vez com vistas à sustentabilidade, implantamos em nossa sede, na Fazenda Tabatinga, uma usina de geração de energia fotovoltaica, que abastece todas as nossas estruturas produtivas.
2019
A nossa maior conquista. Realizando um sonho antigo, demos início às operações da Tabatinga Coffee.
2020
Reforçando nosso compromisso com a qualidade, plantamos café da variedade Bourbon pela primeira vez, visando produzir cafés especiais.
2022
Dando respaldo ao crescimento dos nossos negócios, demos início à informatização dos processos agrícolas e administrativos, trazendo agilidade e segurança nas tomadas de decisões.
Começamos a produzir compostagem, em um projeto cujo objetivo é utilizar os subprodutos gerados pela produção de café para a fertilização e melhoria do solo das lavouras. Tivemos a evolução das certificações.
A UTZ se tornou Rainforest Alliance, e enquanto quase todas as fazendas que tinham a UTZ desistiram de buscar a nova certificação, nós, na primeira auditoria, conseguimos o certificado. Com certeza, a mais importante certificação da cafeicultura atual.
2024
Hoje, em 3 fazendas próprias e 5 arrendadas, produzimos café arábica, despolpado e natural, em quantidades jamais imaginadas no ano 2000. Também temos genética Nelore de ponta (touros e matrizes), bezerros meio sangue angus, milho, e eucaliptus.
Contamos com uma média de 50 colaboradores, entre fixos e sazonais. Eles são tratoristas, motoristas, safristas, terrereiros, auxiliares de campo, além do setor administrativo.
Nos orgulhamos de cumprir rigorosamente com todas as obrigações trabalhistas e de ter uma baixíssima rotatividade de funcionários, tendo entre eles muitos que estão conosco desde o início.